Resiliência Emocional: estratégias que te fortalecem.

Já se sentiu como se estivesse em uma batalha constante, enfrentando uma série de desafios que parecem testar seus limites emocionais? Pois é, a vida muitas vezes nos lança em uma montanha-russa de altos e baixos, não é mesmo? E isso exige que nos adaptemos às mudanças e superemos obstáculos constatemente. Contudo é possível transpor estas adversidades da vida e ainda ficar mais forte com isso. Neste artigo vou te mostrar alguns caminhos que te levarão ao auto desenvolvimento e a fortalecer sua resiliência emocional, enfrentando com coragem e determinação os desafios que a vida nos impõem. 

Resiliência emocinal se trata de aceitar, deixar ir e seguir em frente.

O primeiro passo para desenvolvermos nossa resiliência emocional é a aceitação – capacidade de entender, sem resistência ou julgamento, que não temos controle sobre a roda da vida. Mas isso não significa que devemos ser passivos quanto aos acontecimentos em nossas vidas. Quando aceitamos o que a vida nos trouxe, percebemos que apenas nos resta o modo como iremos responder, o modo como vamos agir diante daqueles acontecimentos, isto é, como lidaremos com eles.  Então comece a proticar a aceitação, pois assim você se abrirá para novas possibilidades de crescimento pessoal e com certeza terá uma saúde mental muito melhor.

Ser resiliente emocionalmente é sobre encontrar significados.

Em vez de ver os desafios como obstáculos, podemos optar por vê-los como oportunidades de crescimento pessoal e transformação. É sobre ver as adversidades e dificuldades pelas quais passamos na trajetória de nossas vidas como uma forma de evolução. Somos seres mutáveis, isto é, precisamos passar por transformações para evoluirmos, tanto física como, principalmente, espiritual e emocinalmente. Então mude o seu ponto de vista, pois somos capazes de extrair lições valiosas de tudo que nos acontece. Lembre-se de que as maiores bênçãos, muitas vezes, surgem disfarçadas de desafios aparentemente insuperáveis.

 

Resiliência emocional e a nutrição da alma.

Quando enfrentamos tempos difíceis, é fácil cair na armadilha da autocrítica e da autoexigência. Contudo, a resiliência emocional não se trata somente de superação, mas também da capacidade da autocompaixão, uma vez que reconhecer nossas falhas com bondade e compreensão, em vez de nos julgar, torna-nos mais fortes. E para fortelecermos nossa autocompaixão, precisamos ter cuidar de nós mesmos. É sobre se olhar no espelho com mais amor, praticar atividades físicas que te dêm prazer e façam bem para a sua saúde mental, e ter uma alimentação saudável e equilibrada a fim de manter seu corpo com vitalidade e disposição.

Clique no link e aprenda a ter uma alimentação saudável e equilibrada com 30 receitas saudáveis e irresistíveis para todo o seu dia.

 

Construa uma rede de apoio.

Buscar apoio e conexão com os outros, além de construir uma rede de apoio forte e solidária, é fundamental quando queremos cultivar nossa resiliência emocional. Isso fornece um porto seguro, conforto e encorajamento, pois contar com a presença e apoio de outras pessoas que já passaram por situações parecidas ou simplesmente estão ali para te escutar e ajudar da melhor maneira possível pode ser o combustível que suas emoções estavam precisando para serem mais resilientes. Então não tenha medo de pedir ajuda se for necessário.

 

Pratique a gratidão e encontre alegria na vida.

Por fim, uma das maneiras mais poderosas de fortalecer nossa resiliência emocional é praticar a gratidão. Cultive um senso de apreciação pelas bênçãos que já existem em sua vida, mesmo durante os tempos mais sombrios. Sei que não é fácil, mas ao reconhecer e valorizar essas bênçãos, podemos encontrar alegria e inspiração mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

 

Em suma,  não se trata apenas sobre evitar desafios, mas sim sobre abraçar plenamente a experiência humana em toda a sua complexidade. Portanto, cultive aceitação, pratique a auto-compaixão, construa uma rede de apoio e pratique a gratidão. E não se esqueça de que cada desafio é uma oportunidade para crescer e se tornar a melhor versão de si mesmo. 

1 comentário em “Resiliência Emocional: estratégias que te fortalecem.”

  1. Pingback: Como uma dieta saudável vai transformar a sua realidade. - Boa forma sem sofrência

Comentários encerrados.

Rolar para cima