Como montar um treino em casa com pouco tempo disponível.

Em meio a uma rotina corrida e cheia de compromissos, encontrar tempo para se exercitar pode parecer um grande desafio. Mas, e se eu te dissesse que é possível conquistar o corpo dos sonhos com treinos rápidos e eficazes, feitos no conforto de casa? Para muitas jovens profissionais, a falta de tempo é a principal barreira para iniciar uma rotina de exercícios, mas com as dicas certas, você pode superar esse obstáculo e transformar sua vida. Então se prepare para descobrir como montar um treino em casa que seja eficaz e que te faça ter resultados reais, rumo ao seu corpo dos sonhos.

Planeje seu treino em casa com clareza.

Quer perder peso, ganhar massa muscular, ou apenas manter a saúde em dia? Definir o que você deseja alcançar com o seu treino em casa antes de começar é o primeiro passo para planejar uma rotina que realmente funcione, pois somente assim você conseguirá montar um plano de treino em casa que seja efetivo e te ajude a conquistar resultados de maneira eficaz. Então separe alguns minutos do seu dia para organizar os exercícios, reservar os horários e dias da semana em que você planeja se dedicar ao treino, mas se lembre que a consistência é a chave para o sucesso.

Escolha exercícios funcionais e completos para o seu treino em casa.

De acordo com um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* treinar em casa pode ser tão eficaz quanto ir à academia, desde que o programa de exercícios seja estruturado de forma adequada. Os participantes que seguiram uma rotina de treinos em casa obtiveram ganhos similares em força e resistência comparados àqueles que frequentavam uma academia. 

Por isso é fundamental saber quais exercícios inserir em seu plano de treino e os exercícios funcionais são uma ótima opção, porque são exercícios completos que condicionam seu corpo proporcionando resultados de força e resistência. Além disso, promovem uma queima calórica mais eficaz e um fortalecimento corporal equilibrado, porque trabalharem múltiplos grupos musculares simultaneamente. Movimentos como agachamentos, flexões, pranchas e burpees são exemplos de exercícios funcionais que contribuem para o aumento da força, resistência e coordenação, uma vez que desafiam o corpo como um todo.

Mas mesmo assim, por que escolher exercícios funcionais?

Os benefícios dos exercícios funcionais para seu treino em casa não param somente. Eles vão se mostrar eficientes, principalmente para aquelas mulheres que não tem muito tempo para treinar, pois à medida que trabalha diversos músculos ao mesmo tempo, você está otimizando cada minuto do seu treino. Além disso, os exercícios funcionais reduzem o risco de lesões ao fortalecer músculos estabilizadores e melhorar a mobilidade, porque promovem movimentos naturais do corpo. E ainda a maioria dos exercícios funcionais não requer equipamentos sofisticados, o que os torna ideais para quem treina em casa, proporcionando maior facilidade na execução.

Use o peso corporal a seu favor.

Quando pensamos em treinar em casa, o primeiro pensamento que vem à mente é a falta de equipamentos, mas seu próprio corpo pode ser a melhor ferramenta. Exercícios como burpees, saltos e polichinelos são ótimos para elevar a frequência cardíaca e fortalecer os músculos sem a necessidade de pesos adicionais. Uma dica valiosa é escolher de 3 a 5 exercícios funcionais e executá-los em forma de circuito, uma vez que isso manterá seu ritmo cardíaco elevado e garantirá que você trabalhe diferentes áreas do corpo de forma equilibrada.

Integre o treino em casa à sua rotina.

Acredito que para você a maior barreira para manter uma rotina de exercícios é encontrar tempo para se dedicar ao treino. Dessa maneira quero compartilhar com você algumas dicas de como tornar o treino em casa algo acessível e que traga os resultados esperados. 

Dicas para integrar o treino à sua rotina:

A chave está em integrar o exercício à sua rotina diária de maneira estratégica, sem que ele pareça uma tarefa extra. Para isso podemos utilizar de alguns métodos de treinamentos e estratégias que farão com que você mantenha a constância em seus treinos em casa. 

  • Treinos curtos e intensos: aposte em treinos de alta intensidade e curta duração, como o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que podem ser feitos em 20 a 30 minutos.
  • Acorde mais cedo: adicionar 20 minutos ao seu despertador pode fazer diferença, pois garante que você vai treinar antes que os compromissos do dia comecem a atrapalhar.
  • Torne o exercício parte de sua rotina matinal ou noturna: incorporar uma série de exercícios leves ao final do dia ou ao acordar é uma excelente opção, porque ajuda a criar um hábito.

Monitore seu progresso e mantenha a consistência em seu treino em casa.

Manter-se consistente e monitorar o progresso pode parecer desafiador de início, mas são etapas fundamentais para atingir os resultados desejados. Manter um diário de treino pode ajudar a monitorar seu progresso, uma vez que identifica padrões e ajuda a ajustar o plano conforme necessário. Contudo se você perdeu um treino, não se desespere, porque o importante é voltar à rotina no dia seguinte. Além disso, celebrar cada avanço, por menor que seja, porque já é uma vitória. 

Crie um ambiente de treino motivador para manter a motivação em alta.

O ambiente em que você treina pode influenciar diretamente na sua motivação e, consequentemente, na eficácia do treino. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas de como ter um ambiente motivador para seu treino em casa:

Dicas para um ambiente de treino em casa eficaz:

  • Escolha um espaço arejado e bem iluminado: um ambiente com boa circulação de ar e luz natural pode melhorar sua disposição e energia.
  • Mantenha seus equipamentos organizados: ter seus pesos, tapete de yoga e outros equipamentos organizados e acessíveis facilita o início do treino e evita a procrastinação.
  • Música motivacional: crie uma playlist com músicas que te empolguem e impulsionem a treinar com mais intensidade.

Mesmo com estas dicas está achando difícil se manter motivada para manter a consistência ou quem sabe até começar os seus treinos em casa? Então clique no link e confira nosso artigo com outras dicas.

Ajuste sua alimentação para potencializar os resultados do seu treino em casa.

Nenhum treino, não importa se você está fazendo em uma academia ou em casa, por mais eficaz que seja, trará os resultados desejados se não for acompanhado de uma alimentação adequada, principalmente as refeições pré-treino e pós-treino. Por isso é muito importante ajustar sua dieta, pois assim você terá energia para os treinos, além de ganhar massa muscular e recuperar seus músculos. Quer aprender como reeducar sua alimentação, tendo uma alimentação saudável com o objetivo de conquistar mais resultados para seu corpo, então clique aqui e confira nosso artigo sobre o tema.

Agora que você entendeu a importância da alimentação saudável para conquistar o corpo dos seus sonhos, confira o eBook “Emagreça com Sabor: 30 Receitas Saudáveis e Irresistíveis”, pois ele vai te ajudar a se alimentar bem, perder peso e ainda aproveitar receitas deliciosas. 

Conclusão

Montar um treino eficaz em casa com pouco tempo disponível é totalmente possível com as dicas certas. Lembre-se de planejar seu treino, escolhendo exercícios funcionais e integrar atividades à sua rotina. Além disso, mantenha a motivação em alta, pois com isso você estará preparada para transformar sua rotina e conquistar seus objetivos sem sair de casa.

Agora, que tal dar o próximo passo na sua jornada fitness? Baixe o eBook “Emagreça com Sabor: 30 Receitas Saudáveis e Irresistíveis” e parta para otimizar os resultados dos seu treino em casa.

Rolar para cima