Treinar em casa tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular para aqueles que desejam adotar um estilo de vida mais saudável e tem uma rotina diária corrida, pois enfrentam obstáculos como falta de tempo, pressões do trabalho, familiar ou até mesmo indisposição. Contudo é fundamental saber como iniciar esta rotina a fim de manter a constância e ver os resultados para sua saúde e para o seu corpo começarem a aparecer. Seja você um iniciante ou alguém que deseja diversificar sua rotina de treino, aqui neste guia vou te fornecer as informações necessárias para começar a treinar em casa e obter os resultados que você deseja.
1. Prepare o ambiente para treinar em casa.
Antes de iniciar a prática de atividades físicas em casa, é importante começar pensando em preparar o ambiente. Afinal mesmo que seja na sua casa, você necessita de um ambiente adequado para realizar o exercício que escolheu para encaixar na sua rotina. Então opte por um local espaçoso, bem iluminado, livre de obstáculos, onde você se sinta confortável e consiga executar os movimentos, pois isso vai facilitar com que você pratique a atividade física que escolheu com mais segurança, permitindo maior mobilidade. Mas atenção a um único detalhe neste ponto, não transforme isso em uma desculpa para não se exercitar em casa. Não tem o espaço perfeito, não tem problema, adapte aquele que você possui da melhor maneira possível e comece a praticar o seu exercício.
2. Defina os seus objetivos de treino antes de começar a treinar em casa.
Após escolher o ambiente, chegou a hora de se planejar e definir quais serão os seus objetivos. O que você pretende alcançar com seus treinos? Emagrecer de forma saudável e natural, ganhar massa muscular ou talvez adquirir maior condicionamento físico. Defina seus objetivos de treino, pois para mensurar os resultados que você vai alcançar, ou até mesmo acompanhá-los, aqueles devem estar muito bem claros para você. Com os objetivos traçados também fica mais fácil de não desistir, visto que somos impulsionados a alcançar nossas metas. Contudo quero que também compreenda uma coisa: seus objetivos virão, independente da velocidade eles vão acontecer se você manter seu foco e consistência em seus treinos em casa.
3. Explore as opções de exercícios para fazer em casa.
Uma das vantagens de treinar em casa é a flexibilidade de escolha entre as modalidades que podem variar de treinamento de força e resistência até yoga e pilates. Experimente diferentes estilos de treino, porque somente assim conseguimos encontrar aquele que melhor se adapta aos nossos interesses e as nossa rotina. Programas de treino online, aplicativos fitness e vídeos de exercícios no YouTube são ótimos recursos para começar, uma vez que inspiram, motivam e auxiliam principalmente para quem está no começo da prática de exercícios.
4. Monte sua rotina de atividades físicas.
Com seus objetivos definidos e uma variedade de exercícios em mente, é hora de montar sua rotina de treino em casa. Divida-os em diferentes grupos musculares, além de estabelecer um cronograma consistente que inclua dias de treino e descanso adequados. Lembre-se de incluir aquecimento adequado antes de cada sessão de treino e um resfriamento eficaz no final para evitar lesões e promover a recuperação muscular.
Portanto treinar em casa é uma solução conveniente aos que desejam adotar um estilo de vida mais ativo e saudável sem depender de academias. Com os recursos certos e um planejamento cuidadoso você alcançará seus objetivos sem sair de casa, pois este guia te forneceu as informações para começar sua rotina de treino com confiança. Agora mantenha sua consistência e dedicação diária e veja os resultados aparecerem.