Eu sei como é estar determinado a comer apenas uma porção pequena, mas de repente nos vemos com um prato transbordando de comida. Já passei algumas vezes por estas situações e é natural ficarmos tentados a exagerar nas refeições, principalmente se estamos com muita fome. Mas, com um pouco de conhecimento e prática, é possível manter o controle e ter uma alimentação equilibrada. No decorrer deste texto, vou dividir com você minhas próprias experiências e as melhores práticas que aprendi para controlar as porções e evitar excessos durante as refeições.
Alimentação equilibrada e o poder da visão: conheça suas porções.
A primeira etapa para controlar como montamos nosso prato é entender o que constitui uma porção adequada de cada alimento. Isso pode variar de acordo com o tipo de alimento e suas necessidades individuais, mas geralmente é útil ter uma referência visual. Por exemplo, uma porção de carne deve ser aproximadamente do tamanho da palma da sua mão, enquanto uma porção de vegetais pode ser do tamanho de um punho fechado.
Quando aprendemos a importância da alimentação equilibrada dentro do nosso processo de emagrecimento saudável e entendemos o quão fundamental é visualizar o tamanho das porções, estamos bem equipados para montar nossos pratos. É claro que, com um plano alimentar elaborado por um nutricionista e com uma balança ao seu dispor, fica muito mais fácil controlar este quesito. Contudo, como passei muito tempo sem estas condições, acho muito útil compartilhar esta dica com você.
Equilibre sua alimentação usando pratos menores.
Uma tática simples, mas eficaz, para controlar as porções é trocar seus pratos grandes por pratos menores. Estudos mostram que o tamanho do prato pode influenciar significativamente a quantidade de comida que comemos, ou seja, com pratos maiores temos a tendência de optar por porções maiores. Quando utilizamos pratos menores, estamos “enganando” nosso cérebro para pensar que está comendo uma quantidade satisfatória, mesmo que seja menos do que o habitual. Experimente esta estratégia na próxima vez que for preparar uma refeição e veja como ela pode ajudá-lo a evitar excessos.
Sintonize-se com seus sinais de fome e saciedade.
A prática da consciência plena dentro da alimentação saudável, ou mindful eating, é uma ferramenta poderosa para controlar as porções, evitando os excessos durante as refeições. Em vez de comer rapidamente e sem pensar, sintonize-se com seus sinais internos de fome e saciedade. Sinta, a cada mastigada, o sabor e as sensações que aqueles alimentos causam em seu paladar. Quando pausamos, brevemente, durante a refeição para verificar como estamos nos sentindo, ajuda a reconhecer se estamos satisfeitos e evitar comer além do necessário. Além do que, comer devagar e saborear cada mordida da nossa refeição saudável vai aumentar nossa satisfação e ajudar-nos a aproveitar melhor nossa alimentação.
Lembre-se de que comer não é apenas sobre a quantidade de comida que consumimos, mas também sobre a qualidade da nossa alimentação. Então, em vez de se concentrar apenas em encher o prato, conscientize-se a fim de saborear cada mordida e apreciar os sabores e texturas dos alimentos. Ao desacelerar e valorizar a experiência alimentar, encontramos maior satisfação em porções menores, evitamos o impulso de comer em excesso e estamos um passo mais perto de conquistar nosso objetivo de alcançar o emagrecimento saudável.
Agora que conhecer o método de emagrecimento saudável que, além do mindful eating, vai te ensinar a emagrecer com uma alimentação rica sem passar fome. Clique no link e saiba mais.
Prepare refeições para o consumo e veja sua alimentação cada vez mais equilibrada.
Pré-divida suas refeições em porções individuais antes de começar a comer. Faça isso ao montar refeições prontas para o consumo, como saladas em potes de vidro ou porções de pratos principais em recipientes. Quando temos porções prontas para consumir, eliminamos a tentação de comer mais do que o necessário e controlamos as porções, mesmo em situações corridas.
Portanto, controlar as porções e evitar excessos durante as refeições pode não parecer tão fácil, mas não é impossível. Usando as estratégias que passei aqui e com um pouco de prática, você aprenderá a dominar o tamanho das suas refeições, a ter uma relação mais saudável com a comida e a emagrecer de forma saudável e natural. Recorde-se: são as pequenas mudanças que vão fazer uma grande diferença para alcançar os seus objetivos de saúde e bem-estar.
Pingback: Os 5 melhores chás para ajudar na digestão. - Boa forma sem sofrência
Pingback: Suplementos naturais e seus segredos. - Boa forma sem sofrência