Você já parou para pensar no impacto que o poder da gratidão pode ter na sua vida? Não é sobre sempre estar contente com tudo e todos, e sim sobre ter uma visão mais profunda sobre você mesmo. Neste texto quero compartilhar um dos principais segredos para desfrutar de leveza e plenitude em nossas vidas: a gratidão. Não se trata apenas de uma palavra bonita, mas uma prática que vai mudar de maneira significativa a forma como você vê o mundo e enfrenta os desafios da vida.
Gratidão e sua origem.
Começarei explicando sobre a terminologia da palavra AGRADECER. Ela vem do termo em latim “gratus”, que significa acolher de forma agradável. Agora me permitam explorar um pouco mais, explicando a terminologia da palavra GRAÇA, a qual provém do termo em latim “gratia” derivação do termo “gratus” – mesmo termo que originou a palavra AGRADECER. Perceberam a conexão que há? Quando agradecemos, mais graças estamos atraindo para nossas vidas.
Gratidão é um exercício diário.
Agora que já entendemos o significado da gratidão, vamos a prática. Em meu processo de autodescoberta (no qual ainda estou, pois é diário) percebi que a gratidão não precisa ser reservada para grandes momentos ou conquistas. O segredo está quando aprendemos a apreciar as pequenas coisas, como um momento de silêncio, um raio de sol atravessando a janela ou até mesmo o aroma do café fresco pela manhã. Cultivar a gratidão transformou, e está transformando, meus dias em experiências mais plenas e leves.Visto isso, deixo uma dica que me ajudou muito quando comecei: escreva (mesmo quando não tiver vontade) pela manhã em uma folha de papel 5 motivos pelos quais você é grato e o porque. Atenção ao motivo, pois é aqui que começamos a refletir sobre as coisas e como elas nos ajudaram de alguma maneira.
Desafiando a negatividade.
Todos nós temos dias bons e ruins. Contudo é fundamental aceitarmos isso, sem julgamentos ou se sentir culpado por estar negativo, porque faz parte de nossa natureza humana. Nestes momentos de reflexão simplesmente se acolha.
Dito isso, vou reforçar outro ponto: o que não podemos fazer é mergulhar neste mar de pessimismo e amargura, deixando com que aqueles sentimento afete todo o nosso dia ou a nossa vida. Sei muito bem que nos dias difíceis é muito complicado agradecer, mas como mencionei anteriormente, trata-se de prática e criar um hábito.
Então lembre-se que todos os dias temos algo a agradecer – e não estou simplesmente usando uma frase clichê. Pare um pouco em meio ao turbilhão de pensamento negativos e se concentre a sua volta. Note o ambiente e as pessoas que você ama. Agradeça por este momento, por mais breve que possa parecer, de plenitude e conexão com você mesmo.
Deixo outra dica: para superar a negatividade e agradecer mesmo assim, lembro-me da frase “finja até que se torne verdade”. Sim, nesses dias não tem problema agradecer. O que estou propondo, neste texto afinal de contas, é tornar a prática da gratidão um hábito que com o tempo será natural.
Transformando desafios em oportunidades.
Por fim, aprendi que a gratidão não é apenas sobre reconhecer as bênçãos óbvias, mas também sobre se conhecer, reconhecer a si mesmo, encontrar equilíbrio entre saúde física e mental, além de encontrar beleza nas situações mais difíceis. Quando comecei a adotar esta mentalidade em minha vida, fui capaz de perceber aos poucos que os desafios que iam surgindo, por mais intransponíveis que pudessem parecer, nada mais eram do que oportunidades de crescimento e aprendizado. Sim, a vida nos coloca em situações para nos testar e amadurecer, e cabe a nós provarmos que estamos prontos para ir ao próximo estágio. Afinal, não sei no que você crê, mas eu acredito que estamos aqui para evoluir a cada dia e os obstáculos são degraus neste processo. Quando os ultrapassamos, nossa vida fica mais significativa e plena.
Portanto, encerro este texto te convidando a praticar esta incrível ferramenta que vai te levar a uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Desejo que possamos cultivar uma mentalidade de gratidão, não apenas em nossos momentos mais brilhantes, mas também nas sombras que encontramos ao longo do caminho.
Pingback: Estratégias para manter a resiliência emocional diante os desafios. - Boa forma sem sofrência