Em um mundo inundado por padrões inatingíveis, a busca pelo emagrecimento muitas vezes se torna cansativa. Cada obstáculo, cada conquista, cada desafio são de uma enorme importância na nossa construção tanto física quanto mental. Logo, o processo de emagrecimento saudável vai muito além de um processo simples e puramente estético. Ele mergulha em camadas muito mais obscuras do nosso psicológico, mexendo com nossa autoestima, empoderamento e auto aceitação. Quero, aqui neste texto, desconstruir com você as ideias prejudiciais que este processo possa ter. Quero nutrir a mentalidade do emagrecimento com amor-próprio, com auto estima e te mostrar que se aceitar durante o processo é vital para atingir seus objetivos.
O emagrecimento com amor-próprio desconstruindo ideias prejudiciais.
Quando estamos inseridos no processo de emagrecimento, ou queremos iniciar um caminho rumo a um corpo mais saudável, nos deparamos com ideias prejudiciais sobre nossos corpos. O primeiro fato que quero que você entenda aqui é que não estamos em uma corrida de comparação. O objetivo não é ter o corpo mais bonito, e sim alcançar o objetivo que você traçou para você mesmo, seja ter um corpo mais estético, melhorar sua saúde, ou simplesmente emagrecer para evitar as causas do sobrepeso, não importa. A única comparação que vai te levar a algum lugar é a com você mesmo antes de iniciar o processo. Neste processo você sempre estará vencendo.
Emagrecimento com amor próprio e o ato de cultivar um relacionamento positivo com você mesmo.
A autoestima é a base emocional para que o emagrecimento possa render frutos. Quando cultivamos um relacionamento positivo com nós mesmos, alcançamos de forma saudável e duradoura aquilo que tínhamos traçado quando começamos este caminho para um corpo mais saudável. Pense na diferença que faz você se olhar no espelho com amor e carinho, apreciar cada mudança, por menor que possa parecer, amar o seu próprio reflexo. Sem julgamento, sem “e se…”, sem comparações. Apenas admirar suas vitórias, entendendo que é o seu corpo, no seu ritmo. É o seu caminho e de mais ninguém. Logo nutra-se, ame-se, cuide-se, é assim que se pratica o emagrecimento com amor-próprio.
Pronta para sorrir ao se olhar no espelho? Clique e saiba mais sobre este método de emagrecimento.
A revelação da aceitação: como aceitar-se pode transformar o seu emagrecimento.
Agora que entendemos que a comparação só gera padrões negativos e que cultivar um relacionamento positivo é essencial, está na hora de mostrar a você porque a aceitação pessoal é a peça chave desse quebra-cabeça chamado emagrecimento.
Quando aceitamos a nós mesmos não apenas começamos de um modo completamente diferente esta etapa de nossas vidas chamada de emagrecimento – confesso que gosto de encarar isso como uma jornada rumo à saúde, iniciamos um caminho, sem volta, de muito mais amor próprio, trabalhando nossa mentalidade positiva e sustentável. É controverso eu sei, mas é isso mesmo, quanto mais você se aceita, aceita como o seu corpo é, como ele está ficando, e principalmente como ele pode ficar, mais resultados significativos e duradouros você terá.
Do ciclo de autocrítica ao ciclo de amor-próprio: transformando a narrativa interna.
Acredito que neste ponto já ficou claro a importância da aceitação dentro do emagrecimento saudável. Contudo você deve estar se perguntando como colocar isso em prática para conseguir praticar o amor próprio com o seu corpo. Vamos lá.
Sei que o diálogo interno pode se tornar um ciclo incessante de autocrítica, ainda mais no começo do processo, ou quando estamos mais desmotivados. Contudo é muito importante sabermos lidar com estas situações. Já estive desse lado. Sei como é quando você quebra sua dieta e fica se julgando ou até mesmo quando você faz tudo certo, se alimenta direito, treina um monte, mas se olha no espelho e parece que nada mudou. Dá vontade de abandonar não dá? Sim eu sei que dá. Mas é aí que você redefine a maneira como fala consigo mesmo. Crie um ambiente emocional mais saudável e favorável dentro de você mesmo. Não se cobre nestas situações, respeite o processo e respeite o rítmo do seu corpo.
Vou compartilhar uma coisa que me ajudou muito. Quando estava no caminho do emagrecimento, coloquei em minha cabeça que não estava em um corrida de 100 metros, mas sim em uma maratona, isto é, não importava quanto levasse, eu ia curtir cada etapa do processo.
A celebração de conquistas: reconhecendo cada passo na jornada.
Chegamos ao fim deste texto e espero que tenha conseguido mostrar que emagrecer com amor próprio não se trata apenas de perder peso, mas de aceitação, autoestima e saber que você vai chegar lá com muito mais qualidade. Então ame-se muito mais agora que você entrou nesta rota e comemore cada vitória.
Pingback: O poder da gratidão: como cultivar o otimismo e ser grato. - Boa forma sem sofrência